INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
A BRASTHERM investe continuamente no desenvolvimento e na busca por novas soluções tecnológicas, com vista a um aproveitamento mais eficiente do combustível. Esta aposta constante na inovação, permite-nos maximizar a poupança energética dos nossos fornos, sem comprometer a durabilidade e performance que os destingue.
A eficiência energética é por isso foco principal do nosso departamento de engenharia e elemento chave na diferenciação da marca BRASTHERM.
Este processo de investigação e desenvolvimento exige uma procura e testagem abrangente de novos materiais, componentes e tecnologias, cuja aplicação combinada permite atingir reduções de consumo energético de até 47%.
Tal, permite não só ganhos ao nível dos custos operacionais dos nossos Clientes, como a redução drástica na emissão de gases de efeito de estufa, proporcionando assim uma produção industrial mais sustentável e alinhada com as preocupações ambientais dos consumidores finais.
PRINCIPAIS PROCESSOS DE POUPANÇA ENERGÉTICA
O cálculo e estudo prévio das transferências de calor em função do ciclo de cozedura, sinterização ou tratamento térmico desejados, em conjugação com a própria absorção térmica dos materiais a produzir, sua forma, dimensão, acondicionamento da carga e posicionamento no forno, confere uma distribuição mais uniforme da temperatura, melhor qualidade do produto final e menor injeção de combustível, com reduções até 10%.
TERMODINÂMICA
A máxima performance energética dos fornos só é alcançada com uma constante monitorização e gestão da temperatura e atmosfera através do rácio ar : gás.
O BPC (BRASTHERM Precise Control), é um sistema de controlo seguro e inovador, de última geração, que comanda com precisão a mistura
de ar : gás na combustão, graças à tecnologia Mixflow. Esta tecnologia em fornos pré-existentes permite uma redução de consumo notável, podendo chegar mesmo aos 30%.
Os últimos avanços tecnológicos em sistemas de recuperação de calor, possibilitam a integração de permutadores e módulos adicionais, também compatíveis com equipamento pré-existente, como o AXM (Advanced Exchange Module), que permuta a energia
por norma desperdiçada na
exaustão, para pré-aquecer o ar que alimenta os queimadores. Uma excelente relação custo-benefício com ganhos energéticos adicionais, que podem alcançar os 20%.
ISOLAMENTO
TEMPERATURA
RECUPERAÇÃO DE CALOR
A aplicação de isolamento adequado ao tipo e utilização do forno, permite otimizar o equilíbrio entre isolamento e inércia térmica, minimizando perdas de calor. Este processo requer uma combinação de diferentes camadas de materiais altamente resistentes à corrosão e ao ataque químico, que resultam da libertação de gases durante a produção. O desempenho energético no recondicionamento de alguns fornos chega a atingir os 25% de poupança.
Poupança
5 - 10%
Poupança
15 - 25%
20 - 30%
Poupança
15 - 20%
Poupança