NOTÍCIAS

 

JB CERAMICS POUPA MAIS DE 40% DE GÁS COM FORNOS BRASTHERM -

 

A empresa situada no concelho de Alcobaça, conta com uma experiência de quase 5 décadas na produção de artigos decorativos e tableware em faiança e grés, e exporta atualmente para clientes de todo o mundo produtos de excelência, do melhor da indústria cerâmica portuguesa.


Para acompanhar a evolução do mercado e responder a padrões de qualidade e acabamento cada vez mais exigentes, a JB Ceramics aposta ativamente na inovação, tecnologia e novos equipamentos.

 

Por esse motivo, investiu no ano passado em 2 Fornos de última geração BRASTHERM, por forma a aumentar a sua produção e fazer face à escalada dos custos energéticos.

 

Os resultados excederam as expetativas. No testemunho de Nelson Barreiro, estes 2 equipamentos foram uma aposta acertada com benefícios imediatos, que permitem à JB Ceramics encarar os desafios futuros ainda com mais otimismo e confiança.

 

Até agora qual foi a poupança conseguida com estes fornos de última geração BRASTHERM?


NB: "A poupança energética superou as nossas expetativas! Comparativamente ao fornos pré-existentes, estes novos equipamentos estão a poupar valores acima dos 40% de gás."
 

Que mais valias trouxeram estes equipamentos ao processo de produção da JB Ceramics?


NB: "Desde logo a homogeneidade na distribuição da temperatura e a estabilidade da carga. De salientar também uma maior flexibilidade ao layout produtivo graças ao sistema o de movimentação sem carril. Este requisito permite-nos agora ter vagonas mais fáceis e rápidas de carregar/descarregar.
O Sistema de Controlo BPC é muito intuitivo, de fácil utilização e também nos ajuda a reduzir eventuais quebras de produção."

 

Com os custos energéticos atuais, que Payback espera do investimento feito nestes novos equipamentos?
 

NB: "Atendendo o nosso plano de produção e ao custo de gás de 80 Eur/MWh, com o consumo médio destes equipamentos, prevemos uma poupança anual de 17 000 Eur de gás em cada forno."

 

Quais foram os critérios de escolha na BRASTHERM?
 

NB: "Foi um equilíbrio entre a experiência e credibilidade dada pelo Sr. Brás, com a continuidade assegurada pelos seus filhos, também já com expêriencia e provas dadas na indústria. Dessa forma, sinto que teremos um acompanhamento permanente."